domingo, 5 de setembro de 2010

"Independência do Brasil" - Colecionismo

A Independência do Brasil, enquanto história, ocorreu em 7 de setembro de 1822 e Dom Pedro I foi o responsável pelo rompimento da condição colonial do Brasil. Este processo de emancipação política de Portugal é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, por isso, uma das temáticas mais instigantes para colecionadores.
O dinheiro, o selo, o cartão (postal e telefônico), o bilhete de loteria, a fotografia e tantos outros tipos de colecionáveis são importantes vetores de comunicação para divulgar e consolidar os fatos e acontecimentos históricos do país.
Numismática - As primeiras estampas que retratam a "Independência do Brasil" aparecem na família de cédulas de réis. O quadro pintado por Pedro Américo "Independência ou Morte!", mais conhecido como "O grito do Ipiranga", óleo sobre tela de 1888, é estampado no reverso de diversas cédulas (Ano/Valor): 1891/200 Mil Réis , 1923/1 Conto Réis (imagem), 1927/50 Mil Réis, 1943 a 1964 /200 Cruzeiros (imagem).





Cartofilia

Os cartões postais apresentados são do início do século XX - 1905 - retratam a Praça Tiradentes e o "Monumento a D. Pedro I", localizados no centro do Rio de Janeiro (RJ). A estátua eqüestre de D. Pedro I, inaugurada em 1862 foi encomendada por D.Pedro II, para comemorar a "Independência do Brasil". A obra é do escultor francês Louis Rochet, baseada em desenho de Maximiano Mafra. É a mais antiga estátua do Rio de Janeiro.

Postais: coleção Pedro Mattoso



Filatelia -As duas peças filatélicas expostas, que entraram em circulação em 1972, foram emitidas para comemorar o "Sesquicentenário da Independência do Brasil". No bloco temos representado o quadro de Pedro Américo "O grito do Ipiranga".












Telecartofilia - Os primeiros cartões telefônicos que apareceram com a temática "Independência" foram os emitidos pela Telebrás, em abril e julho de 1966, respectivamente com 35 e 20 créditos. Na primeira emissão temos estampado o quadro, óleo sobre tela, pintado por François-René Moreaux intitulado "Proclamação da Independência", de 1887. Quanto ao cartão lançado em julho, temos o famoso quadro pintado por Pedro Américo - "O grito do Ipiranga".












Loterofilia - A Loteria Federal do Brasil tem a tradição de, anualmente, emitir uma extração especial para comemorar a "Independência". Temos diversos artistas brasileiros que emprestarm seu talento para expressarem a data comemorativa.
extração 695, 06.09.1969 - quadro do pintor Di Cavalcanti extração 1258, de 06.09.1975 - quadro do pintor Glauco Rodrigues
extração 1353, de 04.09.1976 - quadro do pintor Carybé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário