domingo, 16 de agosto de 2015

200° aniversário Dom Bosco - 16 agosto

Em homenagem ao ducentésimo aniversário de nascimento de Dom Bosco apresentamos a fração de bilhete de loteria que traz a imagem do primeiro templo de Brasília, construído em homenagem ao visionário da nova cidade. A Ermida Dom Bosco foi edificada no ponto de passagem do paralelo 15°, em 4 de maio de 1957. 
ERMIDA DOM BOSCO
Bilhete de Loteria Federal do Brasil - Extração 1171, de nove de outubro de 1974

Dom Bosco nascido em 16 de agosto de 1815  foi um sacerdote católico italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e proclamado santo em 1934. Dentre as comemorações da data a congregação dos Salesianos escolheu Brasília para receber, em definitivo, as relíquias de Dom Bosco por causa da sua ligação com a cidade. As relíquias vão ser trazidas da Itália para o Santuário Dom Bosco, templo  localizado  na Asa Sul, centro de Brasília.

Em 1883, Dom Bosco registrou em suas anotações o seguinte sonho profético, referente ao planalto central brasileiro:
“ ... Entre os graus 15 e 20, existia um seio de terra bastante largo e longo, que partia de um ponto onde se formava um lago.”


Dentre as comemorações do bicentenário de nascimento de Dom Bosco os correios do Brasil faz hoje o lançamento da sextilha de selos postados. A arte é de Herbet Barbosa e cada selo tem as dimensões de 35 x 25 mm. Mais informações sobre a emissão dos selos acesse o link  Bicentenário de Dom Bosco .

Nenhum comentário:

Postar um comentário