domingo, 11 de março de 2018

8º FORUM MUNDIAL DA ÁGUA

          Brasília sediará, de 18 a 23 de março de 2018, o 8º Fórum Mundial da Água, evento organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês) juntamente com o país e cidade anfitriã. Será o primeiro Fórum a ser realizado no hemisfério sul. O motivo central desse encontro, “Compartilhando Água”, foi inspirado na experiência brasileira de intercâmbio e fortalecimento dos laços de cooperação entre as nações nesse tema.

Imagem: publicada no site aguasbrasil.org

       O Fórum proporciona debates e intercâmbios de experiências, procura definir uma visão estratégica comum sobre recursos hídricos e gerenciamento do uso de água entre todos os interessados. Tem como missão estabelecer compromissos políticos e incentivar ações em todos os níveis da sociedade, incluindo tomadores de decisão, para facilitar a conservação, o desenvolvimento, o planejamento, o gerenciamento e o uso da água de maneira sustentável para o benefício de todos. 

        Será uma oportunidade para se discutir a governança da água, o seu acesso às populações carentes, os seus usos preponderantes e a sua gestão nos momentos extremos, seja em situações de enchentes, seja nos momentos de escassez. 

       Será, também, o Fórum da Sustentabilidade, ocasião para promover reflexões de diferentes setores institucionais sobre o tema da água e sua importância social, econômica e ambiental, ampliando o espectro institucional e incluindo nas discussões jovens, estudantes, representantes da sociedade civil de diferentes perfis, mídia e empresários.

O Fórum é estruturado em seis componentes:
1. Temático, como orientação central para os debates e discussões; 
2. Regional, com a apresentação das perspectivas das diversas regiões globais; 
3. Político, oportunidade de promoção do diálogo com os representantes eleitos (prefeitos, parlamentares, governadores, ministros e chefes de estado);
 4. Sustentabilidade, transversal a todos os outros componentes, promoverá o debate sobre os vários aspectos do uso sustentável dos recursos hídricos; 
5. Fórum Cidadão, como plataforma aberta de discussão entre todos os interessados com vistas a troca de experiência, capacitação, estabelecimento de parcerias, etc.; 
6. Feira e Exposição, espaço para os interessados apresentarem suas contribuições e iniciativas, promovendo intercâmbio e troca de experiências.

    Sediar o Fórum Mundial da Água de 2018 será uma grande oportunidade para o Brasil reafirmar o papel protagonista no cenário internacional do setor de recursos hídricos e um dos legados para o país será a consolidação desse papel, tanto no cenário regional como global.

   Os Correios, por meio da primeira Emissão Filatélica de 2018, registram a realização do 8º Fórum Mundial da Água no Brasil, ansiando que os debates desse encontro resultem em maior conscientização de todos com relação à importância do desenvolvimento e conservação dos recursos hídricos, notadamente no que se refere ao acesso à água potável e ao saneamento. 

Ricardo Medeiros de Andrade
 Diretor Executivo do 8º Fórum Mundial da Água 

Nenhum comentário:

Postar um comentário